TUNING
Tuning (expressão inglesa traduzida como afinação, optimização ou personalização) ou car tuning passatempo que consiste em alterar as características de facto de um automóvel a um nível de personalização extrema. No contexto costuma-se imprimir no automóvel um pouco da personalidade do seu dono; está sendo muito usado para agregar valor desportivo aos carros, tornando-se assim, a arte de dar ao carro mais performance, mais segurança, mais beleza, tornando-o diferente e único. O tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: rodas, pneus, suspensão, alterações no motor, interior, carroçaria, tubos de escape, áudio. Há quem gaste um valor acima do próprio preço do carro com peças e acessórios, como pára-choques, asas, saias, neon, sistemas de NO² (óxido nitroso), etc. Todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro "de série" em algo exclusivo e único. (afinação/personalização de carros) é um
O tuning não deve apenas tornar o carro mais bonito. As alterações feitas, para além de ter preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro de forma a torná-lo mais potente, não desprezando a segurança e o comportamento do carro, sendo estas as características principais a conseguir. Normalmente estas alterações inspiram-se na competição, tendo os campeonatos de Super Turismo Europeu e Stock car, contribuindo significativamente para a disseminação do Tuning em nível mundial. Lançado em 2001, o filme "Velozes e Furiosos", desencadeou essa tendência pelo mundo inteiro.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
XENON PROIBIDO OU NÃO???
Existem muitas dúvidas sobre o "farol de xenon". Iremos abordar, de forma simples e objetiva, todas as questões relevantes e buscar esclarecê-las de modo a permitir a compreensão do que é verdade e o que é mentira no mundo do XENON.
Primeiro temos que diferenciar o que é um verdadeiro farol de xenon de um falso xenon.
O farol de xenon é composto por reatores elétricos e lâmpadas a gás. Essas lâmpadas a gás apresentam um bulbo (cápsula de vidro fechada) que contém em seu interior gases que apresentam grande poder de luminescência. Dentre os gases presentes o mais importante é o gás nobre denominado "Xenônio".
Assim, o reator proporciona uma alta descarga elétrica (Hid Intensity Discharg), de onde veio o termo HID XENON, que faz com que a mistura gasosa vibre suas moléculas a uma fequencia adequada à produção de luz, proporcioonando uma forte emissão luminosa.
A iluminação obtida desta forma é aproximadamente 3 vezes superior àquela obtida com lâmpada halógena e com um consumo 40% inferior.
A tecnologia de produção do farol XENON foi amplamente desenvolvida na Alemanha e a fabricação/produção está, atualmente, vinculada à China.
Portanto, a grande maioria dos kit de xenon são fabricados na CHINA com tecnologia alemã.
O kit acima é de excelente qualidade e não tem "vergonha" de ser chinês, diferentemente de alguns concorrentes que escondem-se num falso "kit alemão".
O farol de xenon alemão apresenta um preço elevado por conta da mão de obra mais cara na Alemanha.
Já, o kit de xenon produzido na China apresenta a mesma qualidade e com um preço bem inferior, metade de preço, e foi uma solução adotada pelos próprios produtores alemães com o objetivo de tornar o farol de xenon viável às empresas automobilísticas.
Assim, desconfie quando oferecerem kit xenon produzido na Alemanha por um baixo preço!
O kit xenon produzido na China é de alta qualidade, pois a tecnologia é 100% alemã e os fabricantes chineses atendem às ormas de qualidade de organismos internacionais reconhecidos pela comunidade européia e americana.
Por exemplo, o kit produzido pela fábrica que represento e comercializo no Brasil, apresenta CE 04 E CE 011 (certificação européia) e ISO 9001 na sua linha de produção.
É PROIBIDO?
Os faróis de xenon não foram proibidos
A reportagem que publicou que os faróis de xenon foram proibidos foi infeliz. A resolução 227/2007 do Contran, que entrou em vigor em 01/01/2009, descreve sobre a utilização de faróis de descarga de gás (xenon). O Contran publicou também a resolução 294/2008 que altera a resolução 227/2007 - esta que causou os boatos sobre a proibição dos faróis xenon. Esta resolução em nenhum momento utiliza as nomenclaturas faróis de xenon ou de descarga de gás e muito menos os proibiu. O que causou a má interpretação de algumas pessoas, é que ela diz que os faróis baixos com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que exceda a 2.000 lúmens devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação do(s) dispositivo(s) da limpeza do farol. E esta alteração serve para qualquer tipo de fonte de luz.
Outro problema que causará futuramente (após 01/01/2009) é sobre a sua fiscalização. Os agentes de trânsito (incluindo CET, PM e etc.) terão de possuir ferramentas e meios que comprovem o fluxo luminoso superior a 2.000 lúmens.
Para consulta:
Resolução 227/2007:
Resolução 294/2008:
Primeiro temos que diferenciar o que é um verdadeiro farol de xenon de um falso xenon.
O farol de xenon é composto por reatores elétricos e lâmpadas a gás. Essas lâmpadas a gás apresentam um bulbo (cápsula de vidro fechada) que contém em seu interior gases que apresentam grande poder de luminescência. Dentre os gases presentes o mais importante é o gás nobre denominado "Xenônio".
Assim, o reator proporciona uma alta descarga elétrica (Hid Intensity Discharg), de onde veio o termo HID XENON, que faz com que a mistura gasosa vibre suas moléculas a uma fequencia adequada à produção de luz, proporcioonando uma forte emissão luminosa.
A iluminação obtida desta forma é aproximadamente 3 vezes superior àquela obtida com lâmpada halógena e com um consumo 40% inferior.
A tecnologia de produção do farol XENON foi amplamente desenvolvida na Alemanha e a fabricação/produção está, atualmente, vinculada à China.
Portanto, a grande maioria dos kit de xenon são fabricados na CHINA com tecnologia alemã.
O kit acima é de excelente qualidade e não tem "vergonha" de ser chinês, diferentemente de alguns concorrentes que escondem-se num falso "kit alemão".
O farol de xenon alemão apresenta um preço elevado por conta da mão de obra mais cara na Alemanha.
Já, o kit de xenon produzido na China apresenta a mesma qualidade e com um preço bem inferior, metade de preço, e foi uma solução adotada pelos próprios produtores alemães com o objetivo de tornar o farol de xenon viável às empresas automobilísticas.
Assim, desconfie quando oferecerem kit xenon produzido na Alemanha por um baixo preço!
O kit xenon produzido na China é de alta qualidade, pois a tecnologia é 100% alemã e os fabricantes chineses atendem às ormas de qualidade de organismos internacionais reconhecidos pela comunidade européia e americana.
Por exemplo, o kit produzido pela fábrica que represento e comercializo no Brasil, apresenta CE 04 E CE 011 (certificação européia) e ISO 9001 na sua linha de produção.
É PROIBIDO?
Os faróis de xenon não foram proibidos
A reportagem que publicou que os faróis de xenon foram proibidos foi infeliz. A resolução 227/2007 do Contran, que entrou em vigor em 01/01/2009, descreve sobre a utilização de faróis de descarga de gás (xenon). O Contran publicou também a resolução 294/2008 que altera a resolução 227/2007 - esta que causou os boatos sobre a proibição dos faróis xenon. Esta resolução em nenhum momento utiliza as nomenclaturas faróis de xenon ou de descarga de gás e muito menos os proibiu. O que causou a má interpretação de algumas pessoas, é que ela diz que os faróis baixos com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que exceda a 2.000 lúmens devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação do(s) dispositivo(s) da limpeza do farol. E esta alteração serve para qualquer tipo de fonte de luz.
Outro problema que causará futuramente (após 01/01/2009) é sobre a sua fiscalização. Os agentes de trânsito (incluindo CET, PM e etc.) terão de possuir ferramentas e meios que comprovem o fluxo luminoso superior a 2.000 lúmens.
Para consulta:
Resolução 227/2007:
Resolução 294/2008: